IMPOSTÔMETROEM CAPELINHA/MG 1

Como evitar o stress alheio

18/10/2016

Por Lisa Evans

Você anda correndo pelo seu escritório como um furacão, mexendo no seu smartphone ou tablet? Você checa os e-mails durante uma reunião, passando a impressão de que é ocupado demais para focar em uma coisa de cada vez?

Pois é, esse comportamento frenético pode gerar stress nas pessoas ao seu redor. Heidi Hanna, autora do livro Stressaholic: 5 formas de transformar sua relação com o stress, diz que a natureza contagiosa do stress atrapalha a produtividade e impacta negativamente a saúde e bem estar das outras pessoas.

O cérebro é sensível a pequenos sinais dos outros, incluindo padrões suaves na respiração, discurso rápido, batimento cardíaco elevado, mudanças no tom de voz e tensão física. Perceber de forma subconsciente esses ritmos biológicos simplesmente por estar perto de alguém stressado pode disparar o seu próprio stress, criando o que psicólogos e neurocientistas chamam de “stress alheio”.

“Nosso cérebro é projetado para estar sempre atento a ameaças em potencial“, diz Hanna. “Perceber essas mudanças não-verbais nas pessoas perto de nós faz com que imitemos a reação para nos proteger“. Quando percebemos o stress dos outros, isso manda um sinal para nosso cérebro falando que nós também devemos ficar preocupados.

Escritórios abertos são especialmente sensíveis ao stress alheio. Ser visto por todos cria a necessidade de parecer ocupado (comportamento “Maria vai com as outras”) e cria complexo de inferioridade e cultura de insegurança.

Stress alheio pode diminuir a produtividade, já que requer muita energia para situações “lutar ou correr”. Quanto mais stressados estamos, mais cansados ficamos conforme o dia passa.

Stress alheio não apenas contagia funcionários e colegas, mas também os clientes, podendo custar novos negócios. “É importante que quando você encontra com um cliente, você passe a melhor energia o possível para ele“, diz Hanna. Ninguém quer fazer negócios com pessoas que as deixam stressadas.

Por isso, siga essas dicas de como evitar o stress alheio no seu escritório.

Fique calmo

Executivos tranquilos passam a impressão de serem mais competentes do que aqueles que ficam correndo de cima pra baixo no escritório. Por isso, respire fundo antes de se comunicar e interagir com os outros.

“Stress alheio também pode ser transmitido por e-mail. Por isso, salvar mensagens no rascunho e reler depois para garantir o tom correto pode ser bastante útil“, diz Hanna. Reduza a velocidade quando fala com os outros e fala eles sentirem que merecem o seu tempo, ao invés de apressar a conversa só pra fazer o próximo item importante na sua lista.

Tire intervalos

Hanna recomenda agendar intervalos de 5 minutos a cada hora. Praticar respiração profunda, se exercitar regularmente e adicionar humor no cotidiano são ótimas formas de recuperar sua mente durante o dia.

Crie uma cultura livre de stress alheio

Encoraje todos do time a tirar intervalos para recarregar suas energias. Hanna diz que organizações que não promovem uma cultura de descanso, na verdade estão mostrando que estar ocupado é importante, o que aumenta muito o stress de todos.